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A comida como forma de transformação social: o caminho da GP.

A Gastronomia Periférica (GP) é um negócio social que busca transformar a vida das pessoas das periferias por meio da gastronomia. Foi criado por Adélia Rodrigues e Edson Leite, que hoje fazem a gestão pedagógica e de novos negócios da GP.

Esse sistema de ensino gastronômico e de negócios surgiu em 2012 como uma oficina e foi transformado em escola em 2018. Durante a pandemia, a GP adotou o sistema EAD, mas agora voltou com tudo. Em vez de aulas só remotas, o aprendizado agora é híbrido.

Atualmente, por meio da Escola de Gastronomia, a GP oferece os cursos Cozinha e Empreendedorismo e Cozinha Profissional, por um sistema totalmente online de ensino a distância (EAD) que possibilita que pessoas de todo o Brasil possam participar.

A formação é inteiramente gratuita, e inclusive, o aluno selecionado para a Escola, pode receber todos os insumos para cozinhar e fazer as disciplinas e até mesmo a internet gratuita para assistir às aulas.

E, vai muito além da cozinha. Combina conhecimento e desenvolvimento técnico e humano para a área gastronômica, conscientizando sobre o aproveitamento total dos alimentos e abrindo as portas da cozinha para a periferia empreender e ser protagonista da própria vida.

Motivados por formar profissionais de cozinha aptos a realizar suas funções de acordo com as necessidades do mercado e no âmbito social, o curso oferece alternativas de mudanças efetivas de suas realidades pessoais e coletivas, permitindo minimizar aspectos de violência, criminalidade e exclusão.

Entre outras atividades, quer profissionalizar moradores das periferias, em especial, as mulheres pretas. A escola da Gastronomia Periférica é 100% gratuita e engloba auxílio-internet, ajuda de custo para compra de insumos e mentoria/tutoria durante todo o curso.

Atualmente, já são mais de 1000 alunos formados no curso de Gastronomia 100% gratuito. Além da Escola de Gastronomia, o negócio da GP se diversificou e hoje abrange geração de conteúdo audiovisual para nossas redes; parceiros e conteúdo EAD; e conta com o aplicativo Gastronomia Periférica, um app que mapeia os empreendedores gastronômicos das quebradas de São Paulo que estão próximos de você e onde nenhum outro aplicativo chega.

Do curso de Gastronomia, os alunos têm a oportunidade de estagiar no restaurante-escola, recém-aberto em parceria com a Mãe Terra: o Da Quebrada. Afinal, é preciso colocar o que foi aprendido em prática de verdade, para ser um bom profissional de cozinha.

Com a abertura deste restaurante-escola no coração da Vila Madalena, o Da Quebrada, a GP completa a cadeia de ensino: na prática e capacitando profissionais para o mercado de trabalho. E esse alcance todo não passou despercebido por aí: a GP vem sendo palco de muitas histórias de transformação por meio da comida.

Prêmios e reconhecimento nacional e internacional.

Em 2022, além da Gastronomia Periférica como finalista no Prêmio Folha de Empreendedorismo Social, o chef Edson Leite foi o único brasileiro a figurar na lista de 10 finalistas da oitava edição do Basque Culinary Word Prize (BCCP), prêmio criado pelo Centro Culinário Basco e pelo Governo do País Basco. E recebeu menção honrosa ao trabalho da GP em capacitar jovens da quebrada para trabalhar na Gastronomia.

Adélia Rodrigues, sócia fundadora da GP, está concorrendo ao Prêmio Sebrae Mulher de Negócios na etapa estadual, um reconhecimento à força do empreendedorismo feminino na transformação de realidades.

A caminhada é longa, mas o trajeto trilhado mostra o quanto a GP evoluiu desde 2011. E de 2017 pra cá, caminha no mundo digital e offline a passos largos para ser essa ferramenta de transformação da periferia - por meio da comida, da cozinha e do empreendedorismo social.

A Gastronomia Periférica também possui o Selo de Boas Práticas da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (2021); Selo Sampa + Rural (2021); Prêmio BRAZTOA de Sustentabilidade (2019/2020); é ganhadora do Prêmio Gourmand em Cozinha e Pessoas Inovadoras (2020); Finalista do Prêmio Jabuti, Economia Criativa (2019); e Melhores do Ano, Prazeres da Mesa na categoria Responsabilidade Social (2019).

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Oferecemos a criação de turmas personalizadas que deem match com a sua marca. Ou fortalecer os nossos cursos de grade anuais.

O investimento feito é revertido na remuneração de professores, manutenção da escola, envio de alimentos para os alunos realizarem as tarefas do curso, subsídio de internet para que os alunos consigam acompanhar a formação EAD.

Além da escola, você pode ser nosso parceiro na geração de conteúdo Gastronômico com foco no público periférico, nos ajudando a contar as histórias que queremos através dos nossos canais nas redes sociais.

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